O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. Os artigos tem de ser submetidos sem qualquer identificação dos/as autores/as. Trabalhos identificados serão rejeitados.

2. Os/as autores/as devem encaminhar um documento suplementar com o texto identificado, contendo o nome das/os autoras/es e sua identificação tal como desejam que seja publicado.

3. Os artigos devem ter entre 15 e 25 páginas e as notas críticas entre 5 e 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas e as notas de rodapé.

4. Os artigos devem conter resumo (em português) e abstract (em inglês) que não ultrapassem 150 palavras cada, com indicação de três palavras-chave e key-words.

5. No caso de artigo, o título e o subtítulo (se houver) devem ser apresentados em língua portuguesa e inglesa.

6. Os artigos, notas críticas e documentos (seção Luta e Memória) devem ser enviados em arquivo de texto em formato padrão para PC, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5. Utilizar negrito e maiúsculas para o título principal, negrito e minúsculas para subtítulo, negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico. Para citações com mais de três linhas utilizar fonte Times New Roman, tamanho 11, entrelinha 1,5 e recuo de 4cm à esquerda.

7. As resenhas devem ter entre 8 e 12 mil caracteres com espaço, parágrafo justificado, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12. As resenhas submetidas à Revista Marx e o Marxismo deverão produzir uma análise crítica e trazer novos conhecimentos, não sendo um simples resumo da obra. Nesse sentido, deverão discutir a relevância da obra resenhada em relação à bibliografia existente sobre o tema, sendo referidas as demais obras pertinentes a essa discussão. Nesse sentido, solicita-se que os/as autores/as privilegiem as seguintes questões: Quais são os principais objetivos da obra e como são desenvolvidos os argumentos para alcança-los? Como a obra se posiciona nos debates contemporâneos sobre o tema? As resenhas devem conter título próprio (diferente de “resenha” ou da indicação bibliográfica da obra) no idioma original do texto e em inglês (quando este não for o idioma original), citações e referências bibliográficas.

8. As menções a autores/as, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.). Diferentes títulos do/a mesmo/a autor/a, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data.

9. As Referências Bibliográficas devem conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

10. As notas de rodapé deverão ser numeradas, apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10 e entrelinha simples.

11. Quadros, gráficos, mapas, imagens etc. devem ser apresentados em folhas separadas do texto (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados, e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem.